quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

QUANDO TOCA A TROMBETA?


Anunciai em Judá, fazei ouvir em Jerusalém e dizei: Tocai a trombeta na terra!...
 Jeremias 4.5
Quando era preciso anunciar algum acontecimento, ou rumor de guerras ou até mesmo em meio às batalhas usava-se a trombeta.
O tocar da trombeta era o aviso para todos ficarem alertas, atentos, vigiando o que estava para acontecer! Este versículo diz que foi anunciado nas cidades de Judá e Jerusalém (cidades escolhidas do povo de deus), para que se tocassem as trombetas.

Que aviso Deus queria dar? A quem dar?A quem Ele desejava alertar?

Pois bem Deus deu uma ordem: ...Ajuntai-vos, e entremos nas cidades fortificadas! 

Jeremias 4.5


A cidade fortificada era o lugar seguro, blindado onde o povo ficava seguro contra as calamidades e ataques dos inimigos.

Hoje essa cidade fortificada é o nosso coração cheio do Espírito santo, onde a comunhão diária nos protege dos inimigos espirituais.

Na verdade, nossos inimigos: a malícia, a língua fraudulenta, a fofoca, a desonra ao próximo, os olhos altivos, o engano e tantas outras coisas tem feito de nossa cidade um castelo em ruínas.

Lava o teu coração da malícia, ó Jerusalém, para que sejas salva! Até quando hospedarás contigo os teus maus pensamentos? Jeremias 4.14
  

Então vemos que Deus estava falando do coração, que temos deixado morar dentro dele coisas más. Quando estamos assim não podemos ouvir a voz de Deus, ficamos incessíveis a perceber aquilo que nos leva para longe da salvação.

O teu proceder e as tuas obras fizeram vir sobre ti estas coisas; a tua calamidade, que é amarga, atinge até o próprio coração. Jeremias 4.18  

A única forma de estar blindada e estar com o coração fortificado é ouvindo sempre os avisos de Deus por meio de sua TROMBETA.
Do que eu preciso me lavar?

Ah! Meu coração! Meu coração! Eu me contorço em dores. Oh! As paredes do meu coração! Meu coração se agita! Não posso calar-me, porque ouves, ó minha alma, o som da trombeta, o alarido de guerra. Jeremias 4.19 

 

Deus abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário