quarta-feira, 13 de março de 2013

Mulheres da Bíblia:Raabe

Ela era uma prostituta, mas sua vontade em conhecer a um Deus de quem só ouvia falar a colocou na linha genealógica do Senhor Jesus
A Bíblia fala de muitas mulheres que tinham suas vidas voltadas a Deus. Porém, ela também cita outras que, mesmo não pertencendo ao povo de Israel, passaram a conhecer a Deus depois de situações que marcaram a história de suas vidas. Este foi o caso de Raabe, uma mulher considerada sem valor em sua terra, mas que tem muito a nos ensinar nos dias de hoje.

Raabe era uma prostituta que vivia em Jericó, uma grande fortaleza a ser conquistada pelos israelitas, na saga pela Terra Prometida, e que estava destinada à total destruição. Por pertencer a um povo inimigo de Deus, ela tinha tudo para ser como ele, ou seja, incrédula, rebelde, desobediente e cheia de amarguras e desprezo. Mas, apesar de ser conhecida, principalmente por sua fama negativa, foi justamente na casa dela que os espiões de Josué decidiram ficar hospedados, ao saírem para observar a terra (leia Josué 2:1-4).

Sede de Deus

Raabe era uma mulher que pertencia a um povo estrangeiro, mas que ansiava conhecer o Deus de Israel. Assim como ela, todos de sua terra já haviam ouvido falar das grandes obras realizadas pelo Senhor, através de Seu servo Moisés. Mesmo assim, o povo de Jericó era pagão e idolatrava outros deuses. Porém, com Raabe era diferente. Ela sentia um grande desejo de pertencer a Deus, mas temia ser rejeitada por Ele. Por este motivo, suplicou aos espias de Josué para que tivessem misericórdia dela e de toda a sua família, no momento em que a terra fosse invadida (leia Josué 2:9-12).

Quando o rei de Jericó ordenou a ela expulsar os servos de Deus de sua casa, além de resistir às ameaças, ela ainda ajudou os espiões a fugirem dali. A atitude de Raabe em protegê-los colocou-a contra a sua própria nação. Ela poderia até ter sido considerada uma traidora de sua pátria, no entanto, não ligou para o que poderia sofrer, preferindo assim, ficar contra todos de sua terra, para fazer parte dos planos de Deus (leia Josué 2: 2-7).

Raabes de hoje

Quantas vezes não estivemos na mesma condição de Raabe: excluídos, rejeitados, mergulhados em situações que pareciam ser mais fortes do que nós? E quantos não foram os momentos em que pensamos em desistir, devido ao pecado, sujando a consciência e trazendo um grande transtorno para a nossa alma? Raabe não escondia sua condição neste mundo, mas, ao contrário, tinha um grande desejo de mudar e estava preparada a enfrentar até mesmo o rei de seu país para isso. Ela confiava em Deus, a ponto de Lhe obedecer (quando os espias a orientaram a atar um cordão de escarlata à janela de sua casa), porque mantinha uma fé em Alguém que sabia que era poderoso, apesar de ser desconhecido para ela e nunca ter tido um contato com Ele
 (Josué 2:21).

Deus foi com aquela prostituta, dando-lhe vida e mudando sua história. Raabe teve uma transformação radical em seus caminhos a partir do momento em que desejou nascer de novo e conhecer a fundo aquele Deus que até então ela só ouvia falar. Isso nos mostra que não importa nossos pecados: se estamos determinados a mudar, Deus é o primeiro a nos apoiar e acolher

Lições de Raabe

Raabe tem muito a nos ensinar, porque, acima de tudo, tinha fé. Mesmo sabendo que Deus havia dado muitas vitórias a outro povo, e que sua cidade ia ser completamente arrasada por Ele, ela confiou na promessa de que seria salva. Ainda que possuindo uma crença diferente da de Israel e levando uma vida contrária aos preceitos do Senhor, ela estava disposta a aceitar sua nova condição de filha de Deus e a largar seu passado marcado.

A fé de Raabe, além de sua confiança, obediência e o cuidado com a sua família, fez dela uma mulher abençoada e sábia, pois estava certa que, recorrendo ao Deus vitorioso dos israelitas, poderia trocar um futuro de morte por anos de paz e felicidade eterna. A decisão em abandonar suas tradições, pensamentos e estilo de vida, a tirou de uma condição suja para ser lavada pela misericórdia do Senhor, tão somente porque reconhecia sua pequenez e ansiava pela grandeza de um Deus diferente de todos aqueles que servia.

O coração sincero de Raabe e suas atitudes chamaram tanto a atenção de Deus que Ele permitiu que uma estrangeira morasse junto do Seu povo, recebendo-a como filha genuína. A sede de mudança desta mulher fez com que Ele a olhasse como santa em meio àquela terra contaminada pela imundícia. Mesmo sendo uma prostituta, ela obteve a autorização do próprio Deus para ser guardada e acolhida. Logo ela, considerada desprezível pelo seu povo, fora salva e colocada junto aos outros santos de Israel (leia Josué 6:22-25).

Raabe nos ensina que mesmo que sejamos desprezados e humilhados por este mundo regado de desamor, existe sempre uma esperança para quem deseja mudar. Além disso, a força da fé desta mulher foi responsável por tirá-la da escória e da condição de inferior para tornar-se ancestral do rei Davi e do Senhor Jesus (leia Mateus 1:1-5).

A história dela também nos mostra que por mais que cometamos erros ou vivamos situações difíceis de sair, Deus espera apenas que abramos o nosso coração – por mais sujo e duro que possa ser –, para entrar e transformar o caos em nossas vidas em paz interior. E fazer das ruínas do nosso passado eternas colunas de edificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário