terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Mulheres da Bíblia: Eva

Ela desobedeceu a Deus, mas mostrou sua total dependência nEle, além de ter sido uma auxiliadora capaz e sempre apta para o bem de sua casa
Eva foi a primeira mulher da humanidade. Seu próprio nome significa “mãe de todos os seres humanos”. E, por ter sido a primeira em quase tudo, deixou para as demais mulheres qualidades fundamentais para aqueles que confiam em Deus. O que, então, podemos aprender com ela?

Auxiliadora

Quando Deus criou o homem, viu que ele não poderia viver só. “Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.” (Gênesis 2:18)
Quando Adão foi criado, Deus viu que ele precisava de uma auxiliadora. Mas não era apenas isso. Essa mulher, além de auxiliar seu marido, deveria ser apta e capaz.

E não é o que os maridos de hoje também precisam? Imagine seu marido chegando em casa depois de ter enfrentado um trânsito intenso, se desgastado no trabalho, cheio de preocupação com os compromissos a honrar e, à noite, ainda ter de preparar o jantar porque você esqueceu de fazer? É inadmissível, não?
Foi por isso que Deus fez questão de qualificar Eva como idônea. Em outras palavras, Ele queria dizer que devemos ser aptas e capazes de contribuir da melhor maneira para o bem da família, fazendo de tudo para que todas as coisas corram bem no lar. Eva foi criada para ser uma auxiliadora, mas sabia que deveria ser muito mais que uma simples ajudante. Sabia que deveria ser alguém que iria fazer a diferença na vida do marido

Dependente
Bem sabemos que a cada dia mais e mais tarefas nos surgem. A maioria das coisas que sabemos hoje vieram do conhecimento de outras pessoas. Agora, imagine Eva, a primeira mulher da humanidade, tendo que se virar para aprender tudo sozinha. Como cuidar de um imenso jardim – seu lar –, marido e uma infinidade de filhos que passaria a ter em seguida?
Uma das qualidades de Eva foi colocar toda a sua dependência em Deus. Ela estava ciente de que sozinha não conseguiria nada, mas confiava que tudo o que passaria a ter na vida viria de seu Criador. Quando teve seu primeiro filho, Caim , ela declarou: “... Adiquiri um varão com o auxílio do Senhor.”(Gênesis 4:1)
Eva aprendeu que somente em Deus nossos caminhos são bem-sucedidos. E tinha consciência de que, mesmo colhendo os frutos do seu pecado, Ele estava sempre ao seu lado, guardando-a para o melhor.
Não é assim que ocorre quando falhamos com Deus? Mesmo colhendo os frutos do erro e quando imaginamos estar só, Ele nos dá a mão como Alguém sempre disposto a nos segurar

Influente

Mesmo depois de ter ouvido de Deus a ordem para não comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, Eva desobedeceu, comendo-o. E, como se não bastasse, ainda fez o marido cair.
Como mulher de Adão, soube influenciá-lo até na hora da queda: “Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.” (Gênesis 3:6)

Pense nas vezes em que você já fez seu marido mudar de ideia. Ou nos dias em que ele bateu o martelo falando uma coisa pela manhã e à noite quem decidiu no fundo foi você. Esse poder de convencimento é uma arma feminina, que pode ser usada para o bem ou para o mal. Eva usou para o mal, mas, hoje, Deus nos dá oportunidades diárias para usar essa força para o bem de nossa casa.

Isso nos mostra o poder de persuasão que a mulher tem. Dependendo do modo como ela pensa, fala e age, pode influenciar, e muito, o marido, podendo levá-lo tanto ao progresso quanto ao regresso. A Eva de hoje pode levar o marido tanto para o crescimento profissional, pessoal e espiritual quanto para o fracasso de vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário