quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Mulheres da Bíblia: a primeira esposa de Sansão


Ela o traiu por duas vezes

Sansão passou pela cidade de Timna e viu ali uma moça filisteia por quem se apaixonou. Ao chegar à sua casa, solicitou a seus pais que fossem pedi-la em casamento. Mas eles não gostaram da ideia, pois queriam que ele se casasse com uma mulher do povo de Deus. Porém, Sansão insistiu (Juízes 14:1-3).
E assim ele casou-se com a moça filisteia. Na festa de casamento, Sansão lançou um enigma para os amigos, duvidando que eles fossem capazes de encontrar a resposta até o fim dos sete dias de comemoração (Juízes14: 4-14).
No quarto dia depois de lançado o enigma, eles ameaçaram a esposa de Sansão para que contasse a resposta. Ela, em vez de contar o ocorrido ao marido, usou de chantagem emocional para conseguir a resposta e contou a seus compatriotas (Juízes 14: 15-17).
No sétimo dia, antes de anoitecer, os homens contaram a Sansão o que sabiam e ele entendeu que aquilo tinha a ver com sua esposa. Mesmo assim, ele cumpriu o que prometera àqueles homens (Juízes 14:18-19).
Depois de um tempo, Sansão foi visitar sua esposa e descobriu que ela tinha se casado com outro homem. Por causa disso, ele colocou fogo nas plantações de trigo dos filisteus (Juízes 15:1-8).
Dupla traição
A mulher de Sansão é um exemplo de quebra de confiança. Quando se fala algo para alguém acreditando que ficará em segredo, um simples comentário já pode ser considerado traição.
Essa falta de fidelidade não existe somente entre os cônjuges, em relação a adultério, mas também entre amigos, familiares, quando se conta algo que se sabe que não deveria ser dito. Muitas conversas íntimas deixam de ser segredo e se tornam assunto principal nas rodinhas.
Como você tem tratado a confiança depositada em você? Conta logo o que lhe foi dito ou pensa: será que a pessoa gostaria que eu contasse?
Fique atento, um simples comentário pode significar traição. Demonstre confiança guardando sua boca.
“No muito falar não falta transgressão, mas o que modera os lábios é prudente.”
Provérbios 10:19

2 comentários: