quarta-feira, 6 de março de 2013

Falta de empenho do homem na relação

                

Amiga pede ajuda para que o marido faça a parte dele, para melhorar o relacionamento do casal

Por que só as mulheres procuram melhorar o casamento? Por que os homens também não fazem o mesmo? Sou casada há 4 anos e sempre sou eu a querer mudar e melhorar as coisas em casa. Meu marido nem se interessa em ler algum artigo sobre casamento. E quando eu peço, ele me diz que é tudo bobagem. Como fazer pra melhorar a situação? – Rosilda, pelo facebook.com/CasamentoBlindado.

Resposta:
Atenção todas as Rosildas nesta situação!
Primeiramente, vamos corrigir a impressão de que só as mulheres procuram melhorar o casamento. Em defesa dos homens, há muitos que querem e lutam bastante por isso. Sou testemunha deles. Portanto, não vamos generalizar. Mas é verdade que normalmente é a mulher quem busca melhorar o casamento. Há muitas razões por isso. Aqui vão seis:
  1. A mulher tende a ser mais exigente do que o homem, por isso reclama mais. O homem só costuma reclamar quando nem o básico está sendo atendido.
  2. Porque ele está satisfeito com o básico, não vê a necessidade de melhorar. Por isso, quando ela reclama, ele acha que ela está sendo chata.
  3. A filosofia masculina costuma ser "Em time que está ganhando não se mexe." Se ele está "ganhando" o que ele quer do relacionamento, não vê necessidade de mexer.
  4. O homem tem medo de ser dominado pela mulher se ele começar a fazer as vontades dela. Por isso costuma resistir ao que ela pede, mesmo sabendo que ela provavelmente está certa.
  5. O orgulho masculino o faz mais resistente à ideia de aprender algo sobre casamento, um assunto que, pelo menos na cabeça dele, ele domina. (Por isso Rosilda, ele nem quer ler artigos sobre o tema.)
  6. Na roda de amigos, quando não há mulher por perto, o "macho" descrito acima é exaltado. Por isso o homem influenciável procura viver aquele papel em casa para mostrar aos companheiros que ele é quem manda.
As mulheres mais perceptivas e sábias vão logo sacar que não adianta bater de frente com esta mentalidade masculina. As que tentam, geralmente saem feridas. Mais eficaz é desenvolver estratégias para lidar com cada uma destas atitudes do marido.
Ah, mais um pedido a todas as Rosildas: Por que você acha que seu marido é assim? Por que ele não quer melhorar a relação? O que você acha que passa na cabeça dele?
E aos maridos das Rosildas: Por que você é (ou já foi) assim? Se sua mulher reclama do relacionamento, por que você acha que não precisa mudar ou fazer nada a respeito? 
Resposta retirada do blog do bispo Renato Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário