sexta-feira, 22 de março de 2013

Mulheres da Bíblia - Miriã

Conhecida como aquela que acompanhou o cestinho de Moisés no rio Nilo, ela ficou leprosa por criticá-lo
Quando falamos de Miriã, logo nos lembramos daquela que seguiu o seu irmão Moisés no cesto, ainda bebê, quando sua mãe, Joquebede, o colocou no rio Nilo para salvá-lo (Êxodo 2:4). A filha de Faraó o encontrou e o criou como se fosse seu filho, mas foi Miriã que se ofereceu para encontrar uma ama de leite para a criança. E a própria mãe de Moisés o alimentou diariamente, até que ele ficasse forte e saudável (Êxodo 2:7-10).
Podemos dizer que Miriã é um ótimo exemplo do discipulado feito nos bastidores. Ela foi usada por Deus, zelando pela vida de seu irmão Moisés, que, mais para frente, foi usado para libertar os hebreus da escravidão (Êxodo 15:19).

E esta é a beleza do não reconhecimento dos homens, que muitos ainda reclamam. Há tantos que querem estar no altar pelo simples fato de mostrar que Deus os usa. E claro que usa, mas Ele também se agrada de pessoas que se abrem para serem usadas nos bastidores. Imagine o que você pode realizar por uma simples atitude de acompanhar uma pessoa, de ajudá-la a conhecer o Senhor Jesus.
Parece que o simples não tem graça, não traz destaque, mas o contrário. Porém, uma simples oração pode salvar a vida de uma pessoa. E foi isso que Miriã fez, ela se abriu para ser usada por Deus para salvar a vida de Moisés e, podemos dizer, do povo hebreu.  Ela também conduziu as mulheres hebreias em uma dança vitoriosa por causa da liberdade (Êxodo 15: 20).

Mas, assim como todos, ela não era perfeita. Quando Moisés se casou, Miriã e seu outro irmão, chamado Arão, falaram contra ele (Números 12:1-2). Esta foi, na verdade, uma demonstração do ciúme que tinham de Moisés, já que ele era muito usado por Deus. Ela não o alertou sobre a mulher com quem ele casara, mas sim o criticou de uma forma que desagradou a Deus (Êxodo 12:9).

Pelo resultado da desaprovação divina, percebe-se que Miriã quis disseminar contenda, pois o que ela fez não tem a ver com a exortação em amor. Ela quis expor seu irmão, criticando, falando dele. Desejou a aprovação de Arão contra Moisés, para falar mal daquele que era “mais” usado por Deus.

Deus conhece o coração de cada um

E quantos não são assim? Sempre prontos para falar mal de um servo de Deus. Mesmo que Moisés estivesse errado ou ela desaprovasse a atitude do irmão, Miriã não poderia usar nada contra ele. Deus conhecia o coração de Moisés, sabia que tinha caráter e que O amava acima de tudo. O Senhor trataria a vida sentimental de Moisés em particular (Números 12:7-8).

Desta forma, agora Miriã também é um exemplo de temor a Deus. Por causa do ciúme do irmão, ela ficou leprosa (Êxodo 12:10-11) e só foi curada porque Moisés suplicou a Deus (Números 12:13).
Aqui a lepra é uma doença de pele. Mas quantos não ficam doentes na alma por não temerem a Deus? Quantos querem fazer a obra de Deus carnalmente, criticando homens de Deus, sem escrúpulo e sem respeito aos propósitos Dele?

O pecado do outro não pode ser usado contra ele. Imagine se o seu pecado fosse exposto e todos soubessem o que você faz em segredo? Deus é um Deus que exorta em amor, no tempo certo, sem envergonhar seus filhos, mas ensinando e direcionando no caminho certo.
A história de Miriã nos ensina a ficarmos atentos, sermos usados a favor do Reino de Deus, para salvar vidas, e não para expor os pecados de outras pessoas. Cuidado, você pode se tornar leproso na alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário