sexta-feira, 15 de março de 2013

Mulheres da Bíblia: a rainha de Sabá

Ela quis ver para ter certeza
Podemos dizer que a rainha de Sabá era uma mulher teimosa, assim como muitas. Mas o fato foi que a sua teimosia gerou fé.
Quando alguém ganha fama de inteligente ou alguma coisa que tem ótima qualidade, qual a primeira atitude alheia? Provar se é real. E foi exatamente o que a rainha de Sabá fez em relação ao conhecimento de Salomão à respeito de Deus (1 Reis 10:1).

A intenção dela realmente foi prová-lo, tanto que fez uma lista só de perguntas difíceis, para ver se Salomão responderia. E ele respondeu a todas elas (1 Reis 10:4).
Depois de ouvir tudo o que Salomão explicou, ela percebeu todas as coisas que estavam ao redor dele – casa, comida, servos (1 Reis 10:4-5). Apenas observando isso, já mostrava o grande homem conquistador que era. Porém, só depois de ter todas as respostas, a rainha de Sabá foi capaz de perceber as demais coisas, que estavam tão claramente diante dos seus olhos.

E quantas mulheres não são assim? Ficam procurando respostas, sendo que elas estão bem perto, em situações tão óbvias quanto as respostas de cada uma das dúvidas. Às vezes não queremos ver o que está diante de nós, preferimos o caminho mais longo, mais teimoso, mais dolorido.

Fé maior

A rainha de Sabá, percebendo o quanto a sabedoria de Salomão era ainda maior que toda a sua fama, creu no Deus dele, pois viu sua inteligência e também tudo o que tinha (1 Reis 10:9).
A teimosia dela levou para uma fé maior. Poderia ser através de um caminho menos ousado, sem provar a sabedoria de Salomão? Talvez sim, mas ela precisava ver, a sua fé estava relacionada a isso. E qual o problema? Nenhum. Isso mostra que Deus pode falar com todos, mesmo usando os nossos defeitos, Ele nos ama e nos direciona da melhor maneira para a nossa vida.
Isso não quer dizer que não precisamos buscar o aperfeiçoamento, mas que Deus está além de nossos defeitos. Ele usou a ousadia da rainha de Sabá, de duvidar da fama de Salomão, e a fez crer ainda mais Nele.
Ela é um exemplo de ousadia? Sim. Mas também um exemplo de que Deus fala conosco nos detalhes, evitando um possível constrangimento ou um trabalho desnecessário. Preste atenção ao seu redor, a resposta está bem perto de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário