domingo, 3 de março de 2013

Mulheres da Bíblia - A viúva de Sarepta

Ela foi provada em sua fé e humildade
A história da viúva de Sarepta começa com o cuidado de Deus pela vida de Elias. Era uma época de secas e de sobrevivência (1 Reis 17:1), mas o profeta pode viver do sustento vindo do Senhor (1 Reis 17: 2-6). O tempo passou, o ribeiro que dava água a Elias secou e, nesta hora, Deus ordena que ele vá a Sarepta, para receber ajuda de uma viúva (1 Reis 17: 8-9).

O nome dela não é citado na Bíblia, mas ela nos deixou um exemplo de obediência e humildade. Ela vivia com o filho e tinha apenas o suficiente para os dois. Depois disso, iriam morrer.
Mesmo nestas condições, a viúva obedeceu a Elias e fez um bolo com o pouco de farinha e azeite que tinha. Ela colocou sua fé em prova, acreditando na palavra do profeta (1 Reis 17:12-16). Desta forma, deu espaço para que acontecesse um milagre em sua vida.

O mais impressionante é que ela se abriu para acreditar em um Deus que não conhecia, se permitiu acreditar em uma única chance que tinha para ajudar alguém, mesmo que isso trouxesse morte para a sua casa. Mas foi exatamente o contrário que aconteceu, porque Elias, a viúva e o filho dela comeram ainda por muitos dias.

Deus supre todas as necessidades

Quantas vezes passamos por situações difíceis e estamos com o coração fechado com tantas preocupações, incapaz de ver a situação da pessoa que está ao lado. Elias também estava com fome, e a viúva tinha pouco, para o sustento de si mesma e do filho.  Mas Deus a usou para sustentar seu profeta e, assim, sustentou a todos. Esta é a prova de que o Senhor se preocupa com nossos problemas.

Depois disso, o filho da viúva ficou muito doente e morreu. Ela chegou a colocar em cheque a servidão de Elias (1 Reis 17:18). Mas o Senhor estava colocando sua fé em prova novamente. O profeta pegou o menino e clamou a Deus até que ele recebesse vida de novo (1 Reis 17:19-22). Quando Elias entregou a criança viva nos braços da mãe, ela o reconheceu como um homem de Deus verdadeiro (1 Reis 17:23-24).

Agora pense: quantas coisas ruins aconteceram? A seca, a fome, a morte. E quantas coisas nos cercam diariamente também, como as dívidas, a violência, a falta de amor, de compreensão, as necessidades, enfim. Tudo pode nos levar a não acreditarmos. Porém, a fé é algo inexplicável, e só vive o milagre quem tem coragem de colocá-la em prática.

Deus demonstrou que se preocupava com eles. Enviou Elias para um lugar onde todos teriam sustento e ressuscitou o único filho de uma mulher que já não tinha a presença do marido.

A viúva de Sarepta é um exemplo de que não podemos nunca deixar de acreditar, apesar das circunstância ao redor. Mesmo sem ver uma solução, ela chegará de uma forma surpreendente. Basta tão somente crer.

fonte arca universal

Nenhum comentário:

Postar um comentário