quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Mulheres da Bíblia: filha de Jefté


Ela aceitou se sacrificar pelo voto de seu pai

Jefté era filho de prostituta e foi expulso de sua terra Gileade para que ele não tivesse família por lá. Depois de algum tempo, os amonitas entraram em guerra contra Israel, que não conseguia vencê-los. Porém, nesse momento, saíram para buscar Jefté para que ele chefiasse a batalha (Juízes 11:1-11).
Antes de guerrear, Jefté fez um voto ao Senhor dizendo que, se ele fosse vitorioso, daria em holocausto o primeiro que saísse de sua casa para cumprimentá-lo depois da guerra (Juízes 11:30-31).
E assim, ele saiu e venceu a guerra. Ao chegar em casa saiu a seu encontro sua única filha, comemorando a sua chegada. Naquele momento, Jefté ficou triste ao lembrar do voto que fez ao Senhor e que teria que cumprir.
Ao contar para sua filha o que tinha falado e prometido diante do Senhor, ela não se opôs, somente pediu para que chorasse sua virgindade por 2 meses, antes de cumprir nela o seu voto 
(Juízes 11:32-40)

Disposição ao obedecer
A filha de Jefté poderia negar-se a cumprir o voto de seu pai e até mesmo pensar: “O que eu tenho a ver com isso?” Mas não, ela se importou com o que era importante para seu pai e se doou para que o voto fosse cumprido.
Você tem se importado com aquilo que é vital para a pessoa do seu lado ou tem vivido e pensado somente em você? Será que é egoísta até mesmo na hora de agradar a Deus? Será que tem se doado ao outro?
Ela não somente se doou como não quis saber o que seu pai tinha decidido. Ela não perguntou: “O que você fará comigo?” A filha de Jefté não condicionou a vida espiritual de seu pai a qualquer coisa, ela simplesmente obedeceu, mesmo que isso significasse perder sua vida.
Se disponha a ser usada para agradar a Deus. Pense também na outra pessoa que está ao seu lado e faça algo por ela, mesmo que isso seja além de suas vontades e desejos. Que o agradar a Deus esteja acima de qualquer situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário