quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Mulheres da Bíblia: a sábia

Ela salvou toda a sua cidade
Com certeza você já conheceu uma mulher que se colocou à frente de um problema do filho, do esposo, de um familiar ou de uma amiga e foi ousada ao ponto de conseguir definir a situação.
A Bíblia também fala de uma mulher assim. Na Palavra, seu nome não é citado, mas ela é identificada com uma mulher sábia (2 Samuel 20:16), que  tomou uma atitude ousada, que salvou a vida de todos que moravam em sua cidade.
Tudo começou quando Joabe estava perseguindo Seba, que havia desobedecido ao rei Davi (2 Samuel 20:1-2) e seguido para uma cidade chamada Abel-Bete-Maaca. Joabe desejou matar todos daquela cidade por causa dele (2 Samuel 20:15).

Mas esta mulher o impediu, fazendo com que ele pensasse em sua atitude de tirar a vida de um povo que era herança de Deus somente por causa de um homem rebelde (2 Samuel 20:19).
Ela entrou em um acordo com Joabe: entregar a cabeça de Seba, para que a vida de todos fosse poupada (2 Samuel 20:21). E, a fim de que isso acontecesse, ela convenceu a todos os cidadãos que cortassem a cabeça do desobediente. E assim fizeram, jogando-a para Joabe, que retirou seus guerreiros e voltou para Jerusalém (2 Samuel 20:22).

Ensinamento
Pessoas assim são raras nos dias de hoje. Aquela mulher foi sábia. A Bíblia não diz se ela tinha alguma formação, mas  ela, com certeza, tinha o entendimento de toda a situação, de que pessoas poderiam morrer por nada (2 Samuel 20:16).

Ela foi uma mulher inteligente, ousada, que não teve medo de se posicionar. Mesmo sem conhecer Joabe, sem saber se ele a entenderia ou se era violento, ela  chamou a atenção dele para o que estava prestes a fazer.
Porém, mais importante do que ser sábia, é manter-se humilde. Apesar de saber que evitaria uma tragédia, ela não se gabou por isso e se identificou como “uma das pacíficas e das fiéis em Israel”. Esta mulher não era soberba, embora tivesse ousadia e desprendimento.

Que você possa focar sua sabedoria em ajudar as pessoas, sem medo do que virá ou se alguém o julgará ou interpretará mal. Há pessoas precisando de  uma palavra de incentivo, que pode salvar-lhes a vida.
Esta mulher é um exemplo de que a sabedoria edifica e evita a destruição (Provérbios 14:1). A inteligência anda junto com a ousadia, e a junção destas duas qualidades só pode dar em vitória, prosperidade e vida.

fonte: arca universal.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário