quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Um amor do passado pode fazer parte do presente?

Envolver-se de novo com a mesma pessoa pode trazer problemas
Lindas lembranças e uma história de amor incomparável podem fazer com que duas pessoas queiram reviver um sentimento do passado, mesmo depois de anos. Mas será que isso é possível?
Para a psicóloga Débora Cristina de Macedo Jorge, não é possível esquecer um grande amor, porque faz parte da história da vida. “Porém, o sentimento que havia por aquela pessoa deixa de existir.”

Mas, se depois de anos, o passado bate à porta, é preciso relembrar como tudo aconteceu e o que realmente ficou para trás. “Tudo depende do jeito que está vivendo essa situação. Se o sentimento acabou, se soube lidar com a situação, automaticamente o dia a dia transformará aquele relacionamento em uma lembrança, então, virou passado. Mas se foi algo mal resolvido, se está com a mente no que aconteceu, a pessoa continuou vivendo aquele relacionamento, mesmo depois de algum tempo, é como se estivesse alimentando algo que a satisfaz.”

Quando um amor do passado quer se tornar presente, duas coisas podem acontecer: dar certo ou não. “Há como reatar o relacionamento, principalmente quando há muitas coisas em comum. Porém, por ser outro momento, pelas experiências que ambos passaram no decorrer dos anos, pode não reatar, porque as pessoas mudam e com certeza não serão mais como eram no passado”, esclarece Débora.

Um passado atrapalhando o presente

O amor do passado não tem dia e nem hora para voltar. Ele chega e encontra outro presente, com pessoas diferentes, mas querendo reviver um sentimento que, muitas vezes, não existe mais. Mais que isso, quando se dá abertura para reviver um passado, pode-se até mesmo estragar um presente feliz. “Quando uma pessoa casada tem desejo de reviver um amor que ficou lá atrás, pode ser um indício de que algo está faltando na relação atual”, explica a psicóloga.

Ela finaliza enfatizando que é dessa forma que surgem os amantes e o fim de um relacionamento saudável. “Isso porque os casais não têm diálogo o suficiente para dizer do que um gosta mais no outro, do que sente falta, e vê no amor do passado uma oportunidade para preencher o vazio, como se aquela pessoa que conheceu no passado, daquele jeito, fosse a solução da sua vida.”

fonte arca universal.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário